Instituto Pensar - ?Bandeira do Brasil é dos brasileiros, não do Bolsonaro?, diz Lula

?Bandeira do Brasil é dos brasileiros, não do Bolsonaro?, diz Lula

por: Igor Tarcízio 


Lula discursou no "Encontro Internacional Democracia e Liberdade?, organizado pelo Grupo de Puebla, na Universidade do do Rio de Janeiro (Imagem: Reprodução)

"Bolsonaro é tão frágil e boçal. Como ele e o partido dele não tem bandeira, não tem hino, não tem nada, ele pegou a bandeira do Brasil, se apoderou como se fosse dele. Vamos dizer para ele que essa bandeira é nossa, dos brasileiros?, afirma Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ex-presidente e pré-candidato à Presidência da República, aos aplausos do público na noite desta quarta-feira (30), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na capital fluminense.

Lula discursou no "Encontro Internacional Democracia e Liberdade", organizado pelo Grupo de Puebla. Em dois dias de programação, o evento reuniu intelectuais e figuras políticas do Brasil e da América Latina, a exemplo dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff (PT), a vice-presidente da Espanha, Yolanda Díaz, e a senadora colombiana, María José Pizarro.

Leia mais: Lula visita assentamento do MST e inaugura comitês populares no Paraná

Ao todo, representantes diplomáticos e legislativos de 11 países compartilharam reflexões sobre os principais desafios na construção de um modelo solidário de desenvolvimento. 

Lula fala sobre igualdade e respeito

Com a presença de parlamentares do campo progressista carioca no palco, ele relembrou a relação de igualdade e respeito que o Brasil construiu com diversos países durante seu governo. 

"A gente não falava fino com os Estados Unidos e grosso com a Bolívia. A gente falava com todo mundo do mesmo jeito. Eu visitei todos os países da América Latina e Caribe, 30 países da África. Nós conseguimos fazer com que o Brasil fosse referência no debate mundial. Acho que foi um pouco isso que incomodou os americanos. Eles não admitiam que tivesse outra força política que não eles?, disse Lula para a plateia vestida de vermelho e com bandeiras de movimentos sociais.

Além de lideranças internacionais, Lula dividiu o palco com a noiva, Janja, Marcelo Freixo (PSB), Dilma Roussef (PT), Gleisi Hoffmann (PT), André Ceciliano (PT) e Ricardo Lodi Ribeiro, que renunciou ao cargo de reitor da Uerj durante a fala de abertura do evento. Segundo Lodi, sua saída se deve à participação dele no projeto de "recuperação do país?. No lugar dele, deve assumir a instituição de ensino superior o professor Mário Carneiro.

O ex-presidente criticou duramente o aumento da inflação e afirmou que o retorno da fome é resultado da "falta de vergonha na cara? dos integrantes do governo Bolsonaro e prometeu reduzir o preço dos alimentos e da energia.

Leia também: Fome: 1 em cada 4 brasileiros não tem comida suficiente em casa

"Esperem, nós vamos voltar. Quando a gente voltar a gente vai tratar de abrasileirar o preços das coisas. Durante 13 anos de governos do PT, o gás de cozinha não aumentou na Petrobras. Hoje um botijão tá 130, 140??, declarou.

Lula afirma que o governo Bolsonaro dolarizou o preço dos combustíveis e que, por isso, tudo está mais caro. A crítica recai principalmente sobre a Política de Preço de Paridade de Importação (PPI), estabelecida desde a gestão de Michel Temer (MDB). Essa orientação ignora o fato de que o Brasil é um país autossuficente em petróleo e beneficia principalmente os acionistas da Petrobras, que embolsaram um lucro recorde em 2020 enquanto a população sofre para conseguir gás de cozinha.

Debate internacional

Diante da presença massiva de convidados internacionais, o ex-presidente reforçou a defesa da aproximação com países da América Latina. "Hoje a relação comercial do Brasil com a China é três vezes maior do que a com os Estados Unidos. É quase 100 bilhões de dólares. Nossa relação com países da América Latina é tão importante quanto a com países europeus. Os países que podem nos ajudar e crescer são os países da América do Sul. É com eles que a gente pode crescer junto. E nós não precisamos ter fronteira, a nossa fronteira é o desenvolvimento, é o crescimento, é combater a miséria juntos?, declarou o petista.

O ex-mandatário ainda pediu o fim da guerra na Ucrânia. "Avisa pro Putin, pro Biden, pro presidente da Ucrania: Parem com essa guerra!?, cobrou. Lula ainda voltou a dizer que o Brasil poderia ter um papel importante na construção de acordos de paz e disse o  seguinte, em tom bem-humorado: "Essa guerra seria resolvida no Brasil em uma mesa tomando cerveja?.

Com informações do Brasil de Fato



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: